terça-feira, 28 de agosto de 2012

Terceira Conferência Internacional “Pelo Equilíbrio do Mundo” por ocasião do 160º Aniversário do natalício de José Martí (De 28 a 30 de janeiro de 2013)


No dia 28 de janeiro de 2013 vai completar-se o 160º Aniversário do natalício de José Martí figura extraordinária da história americana, quem pela universalidade de seu pensamento, pela obra e pelos objetivos de seu projeto político-social e transcendentes contribuições na área das idéias, da educação, da cultura e da literatura, constitui também uma personalidade de alcance mundial.

A comemoração dessa efeméride, além de encorajar-nos a vasculhar na história, obriga a pensar nos desafios de hoje, a partir da cosmovisão martiana, na qual encontramos um grande caudal de idéias que nos permite compreender melhor o mundo atual e, ao mesmo tempo, transformá-lo em função dos interesses supremos da humanidade, ameaçada pelos imensos desafios sociais e meio-ambientais, sem esquecer os perigos reais de uma conflagração nuclear.

A terceira Conferência Internacional PELO EQUILÍBRIO DO MUNDO, auspiciada pela UNESCO mediante o Projeto José Martí de Solidariedade Mundial dessa organização, celebrar-se-á no Palácio das Convenções de Havana, Cuba, de 28 a 30 de janeiro de 2013 e será uma das principais comemorações desse aniversário martiano.

Nesta terceira edição, este evento tem como objetivo reunir novamente homens e mulheres das mais diversas correntes de pensamento, disciplinas instituições e países, juntamente com estudiosos e interessados na vida e na obra de José Martí, identificados por preocupações comuns perante os problemas da vida contemporânea. Entre eles participarão os atuais membros do Conselho Mundial do Projeto José martí de Solidariedade Mundial, que agrupa a mais de 50 importantes personalidades internacionais.

Esta conferência será celebrada sob a afirmação martiana de PÁTRIA É HUMANIDADE, onde será evidente o alto nível de coincidência do ideário e da ação do Apóstolo com os paradigmas e objetivos mais nobres que hoje dirigem o melhor do pensamento universal, engajado com a constituição de um mundo em equilíbrio, diverso, educado, culto, ecologicamente sustentável e socialmente justo, interdependente e, ao mesmo tempo, respeitoso da soberania das nações contra as tendências hegemônicas e excludentes.

O Escritório do Programa Martiano, a Sociedade Cultural José Martí e o Centro de Estudos Martianos de Cuba convocam a participar na terceira Conferência Internacional PELO EQUILÍBRIO DO MUNDO que terá os eixos temáticos e atividades colaterais seguintes:

• A humanidade perante os dilemas globais

• Por uma cultura da natureza: a necessidade de frear a deterioração do ecossistema

• Desenvolvimento sustentável, equidade e justiça social: as sendas para consegui-lo

• A mobilização social e o diálogo para encarar os perigos reais de uma confrontação nuclear

• O terrorismo, o narcotráfico, a pobreza e a violência: males incuráveis?

• A crise econômica mundial: causas reais, efeitos e soluções?

• As novas tecnologias da informação e o seu impacto na sociedade

• O papel da educação nas circunstâncias do mundo actual

• O diálogo de civilizações e a cultura da paz perante o fundamentalismo de qualquer tipo

• A arte e a literatura: um rol social?

• A juventude como setor dinâmico da sociedade: necessidade do diálogo de gerações

• A América latina e o Caribe: rumo a integração sonhada pelos fundadores

• Simon Bolívar e José Martí e o equilíbrio do mundo

O trabalho da Conferência realizar-se-á em comissões e plenária e inclui a celebração de um Fórum Juvenil, o Simpósio Por uma Cultura da Natureza, o Workshop sobre Próceres e Pensadores de Nossa América, o Seminário Em Defesa da Humanidade e um Colóquio de Especialistas sobre Bioética e Desenvolvimento.

O resultado dos debates, bem como as palestras e intervenções serão recopiladas em memórias digitais que serão entregues – com o apoio das comissões nacionais da UNESCO - às universidades, bibliotecas, organizações não governamentais, ministérios de educação e associações de escritores e artistas dos diferentes países.

A terceira Conferência Internacional PELO EQUILÍBRIO DO MUNDO visa promover a mais ampla reflexão e debate sobre estes temas, bem como contribuir à formação do pensamento e da ação que permitam enfrentar os múltiplos e complexos problemas do século XXI no qual nos adentramos.

A lembrança de José Martí, com o seu amor pela humanidade, grandeza de idéias, democratismo irredutível, legado diverso e vigência de seu pensamento, cria as condições apropriadas para o seu empenho.

Fazemos um apelo a todos os intelectuais progressistas do mundo, aos educadores, aos artistas, escritores e jornalistas; a todos os lutadores sociais, aos dirigentes sindicais, de partidos políticos, de organizações juvenis, femininas, camponesas, indígenas e profissionais, e às organizações não governamentais guiadas por princípios de justiça e de equidade; às universidades e a outras instituições educacionais, científicas s culturais; aos governos formados por pessoas de boa vontade, a difundirem e a participarem neste evento que é convocado por ocasião do 160º aniversário do natalício de José Martí.

Para conhecer informações adicionais e estabelecer contatos com o Comitê Organizador do evento, os interessados podem-se comunicar diretamente através dos correios eletrônicos: scjmarti@enet.cujmarti@cubarte.cult.cu; y jpardo@ceniai.inf.cu e também pelos telefax: (537) 833 9818 e/ou (537) 836 4756; e através dos fones: (537) 830 3188 e (537)838 1221 ou diretamente em Calle Calzada Nº 803 entre 2 y 4, Vedado, Ciudad de La Habana, Cuba, Código Postal 10400.

Também estaria a disposição dos interessados a Bel. Mireya Mesa Tamargo, Organizadora Profissional de Congressos, Apartado Postal 16046, La Habana, Cuba. Fones (537) 208 6176/202 6011 – 19, ramal 1512 e através do fax: (537) 202-8382 ou através do e-mail mireya@palco.cu

Havana, a 28 de Janeiro de 2011.

 Informaciones:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário