domingo, 14 de abril de 2013

Apuração indica vitória apertada de Maduro frente a Capriles



Pedidos de recontagem estariam atrasando divulgação de resultados

Segundo fontes do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) ouvidas por Opera Mundi, Nicolás Maduro deve ganhar a eleição Venezuelana com uma margem de 2 e 4 pontos de vantagem sobre Henrique Capriles. Maduro teria vencido em 16 Estados e Capriles em sete.

A mesma fonte disse que a demora na divulgação se dá pelo fato de que há muitos pedido de recontagem de votos por parte do MUD, o grupo de partidos que apoia Capriles.

O resultado indica que uma parte dos eleitores do falecido presidente Hugo Chávez ou não compareceu à votação ou votou por Capriles. O comparecimento às urnas foi alto, da ordem de 80%. Na Venezuela, o voto não é obrigatório.

A pequena diferença tem favorecido a difusão de outros números, sem comprovação da fonte, e a questionamentos do processo eleitoral, sem denúncias concretas.

Na eleição de outubro de 2012, quando Chávez derrotou Capriles, o candidato oficialista conquistou 8.191.132 votos (55,07%), contra 6.591.304 (44,31%) de Capriles.

O governo negocia neste momento com a oposição um consenso na divulgação dos resultados e aceitou a demanda de esperar votos coletados no exterior.

Nota: Todas las encuestas apuntan a la victoria de Maduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário