quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Yoani condenará censura da Folha?



Por Altamiro Borges

O mundo é irônico. A mesma Folha de S.Paulo, que faz tanto carnaval com a visita ao Brasil da dissidente cubana Yoani Sánchez - em defesa de uma pretensa "liberdade de expressão" -, venceu hoje na Justiça no processo de censura contra a "Falha". A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu nesta manhã manter a arbitrária proibição ao blog satírico. Ela se curvou ao poderoso Grupo Folha, que moveu ação em 2010 contra o sítio alegando que ele copiava a logomarca do jornalão.

Os irmãos Lino e Mario Bocchini, responsáveis pelo blog, pretendem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Não é simples, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o STF não recebem uma ação qualquer. Mas a gente vai estudar de que forma se pode recorrer. Nossa intenção é ir para os tribunais superiores”, garante Lino Bocchini. Para ele, a decisão da justiça paulista abre perigoso precedente no país contra a liberdade de expressão. "Se ela atingisse só a mim e a meu irmão seria menos mal. A jurisprudência aberta é muito ruim para a coletividade. Porque outra empresa que queira tirar um site do ar utilizando os mesmos argumentos da Folha terá uma decisão anterior para se respaldar”.

Lino Bocchini já previa o pior no julgamento - conforme me relatou ontem à noite durante uma atividade no Centro de Estudos Barão de Itararé. "A Justiça tem uma tradição de ser sempre favorável ao grande poder econômico. Seria surpreendente se dois irmãos que não fazem parte de nenhuma organização conseguissem ganhar de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Isso sim seria uma surpresa”. Ele comentou ainda que tentou conseguir uma manifestação de solidariedade da blogueira cubana contra a censura da Folha, mas que não obteve retorno positivo. "Também não foi surpresa", brincou.

Yoani Sánchez se diz vitima da censura em Cuba - apesar do seu blog funcionar normalmente. Ela também se jacta de ser uma paladina da liberdade de expressão. Bem que ela poderia se manifestar no caso Folha versus Falha. Mas não dava mesmo para esperar tal atitude. Afinal, a dissidente cubana é paparicada exatamente pelos barões da mídia. Além disso, ela é "diretora" regional da Sociedade Interamericana de Prensa (SIP), a famigerada entidade golpista que reúne os impérios midiáticos da região - inclusive o Grupo Folha. O mundo realmente é bastante irônico. E ainda tem gente que defende a dissidente cubana travestida de blogueira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário