terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atividades de solidariedade nos EUA e Canadá com lutadores cubanos



Washington, 11 set (Prensa Latina) Grupos solidários com Cuba desenvolvem atividades nos Estados Unidos e Canadá como parte da campanha mundial pela libertação imediata e incondicional de cinco antiterroristas da ilha caribenha condenados em Miami em setembro de 1998.

O Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco -como são conhecidos internacionalmente Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Fernando González e Antonio Guerrero- informou que vários ativistas visitaram ontem sete escritórios do Congresso estadunidense e dialogaram com o pessoal de quatro legisladores.

Esses encontros tiveram como fim demandar ao presidente Barack Obama que faça uso das faculdades conferidas na Constituição e permita a esses homens regressar a sua terra natal.

Quatro desses lutadores enfrentam severas sanções por dar seguimento a grupos violentos radicados em Miami, de onde planificam ações como as que nos últimos 53 anos deixaram mais de três mil 400 vítimas em Cuba.

Enquanto, René saiu da prisão em 7 de outubro de 2011 após 13 anos de cárcere, e agora enfrenta um castigo adicional de três anos baixo liberdade supervisionada nessa mesma cidade, morada da extrema direita anticubana.

Segundo o Comitê, a embaixada venezuelana nesta capital acolherá amanhã um concerto para comemorar o aniversário 14 do encarceramento dos Cinco com o trovador cubano Vicente Feliú e o músico Alejandro Valdés.

Na sexta-feira terá uma velada de solidariedade no Festival Center de Washington D.C onde o lutador independentista de Porto Rico Rafael Cancel Miranda será o orador principal e também intervirão o advogado José Pertierra, bem como os ativistas estadunidenses Tom Hayden, Liz Derias e Michele Tingling.

Feliú e Valdés brindarão sua música no sábado 15 no Health Care Workers East de Nova Iorque e na quinta-feira 20 no teatro Brava de San Francisco.

Enquanto, no Canadá, o Comitê Internacional de Vancouver para a Libertação dos Cinco realiza diversas ações desde o dia 5, quando seus integrantes protestaram em frente ao consulado estadunidense nessa cidade para demandar justiça nos processos legais dos lutadores cubanos.

Essa organização tem previsto realizar amanhã uma vigília nesse mesmo lugar e depois uma velada cultural dedicada aos antiterroristas.

A última atividade projetará o filme Esencias do reconhecido documentalista e fotógrafo cubano Roberto Chile, quem recreia no filme o recente percurso da companhia infantil de teatro A Colmenita por Estados Unidos.

Uma centena de eventos em apoio à causa dos Cinco serão realizadas até outubro em 31 países a propósito de cumprir-se este 12 de setembro 14 anos de seu encerro na nação nortenha.

O programa internacional inclui marchas em frente a sedes diplomáticas norte-americanas, exposições, concertos, apresentações de livros, documentários e atos políticos.

rmh/ymr/bj
Modificado el ( martes, 11 de septiembre de 2012 )

Fuente: Prensa Latina/portugués

Nenhum comentário:

Postar um comentário